Luis Fernando Novoa comenta as promessas de Lula a Evo Morales sobre o financiamento para a estrada La Paz - Guajará Mirim pelo BNDES e a construção de uma hidrelétrica binacional:
"Parece que o financiamento do BNDES para a estrada La Paz-Guajará Mirim, incluindo a ponte binacional (230 milhões de dólares) faz parte de uma negociação maior que inclui o Complexo do Madeira. Na verdade, como dizem os próprios porta vozes, é o corredor bioceânico em implementação, ou seja o mesmo previsto no Eixo Peru Brasil Bolívia. No agrupamento 2 desse eixo da Iniciativa para Infra-Estrutura Sulamericana (IIRSA), esse trecho é o projeto âncora, e a estimativa (de 2004 ) é quase o investimento anunciado (250 milhões de dólares). O BNDES confirma sua vocação de ser o verdadeiro Banco da IIRSA. Quando se antecipam os investimentos para a infra-estrutura a serviço do grande capital (sojeiros, pecuaristas, mineradores) não se garante a expansão e qualificação dos serviços públicos essenciais, não se prioriza a educação e a formação tecnológica, não se fortalecem os órgãos ambientais, as políticas de desenvolvimento alternativo. A referência à Usina hidrelétrica binacional no discurso de Lula indica que o assunto já está na agenda dos dois governos. Temos que exigir ao menos transparência do que se discutiu e que as referências do estudo do projeto da estrada La Paz-Guajará Mirim sejam discutidas publicamente."
Ferrogrão: o que tem por trás dos estudos atualizados pelo Ministério dos Transportes e Infra S/A? Telma Monteiro, para o Correio da Cidadania O que seria um projeto tecnicamente adequado, economicamente viável e ambientalmente equilibrado para o MT e a Infra S.A.? Certamente essa “metodologia” não está tratando disso na atualização dos estudos da Ferrogrão em que minimizam as chamadas subjetividades e maximizam os fatores só importantes para o projeto econômico. Introdução para atualizar nossa memória sobre o projeto Ferrogrão O projeto da Ferrogrão envolve a construção de uma ferrovia com aproximadamente 933 km para ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), para escoar, segundo a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), até 52 milhões de toneladas de commodities agrícolas por ano. O traçado previsto no projeto é paralelo à BR-163 em que parte está dentro do Parque Nacional do Jamanxim, que é UC Federal. Além disso, o Tribunal de Contas da União (T...
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