| Os passivos da mineração e a irresponsabilidade dos governos |
| O Movimento pelas Serras e Águas de Minas entende que as paisagens – os horizontes – e as águas são parte inexorável do patrimônio cultural e ambiental de Minas Gerais e sua população. Somos testemunhas de um processo de condenação ambiental jamais visto no Estado, pela destruição e ameaças às águas superficiais e subterrâneas e a marcos e continuidades que marcam um dos conjuntos naturais e paisagísticos mais notáveis e singulares do Brasil. Continua |
Ferrogrão: o que tem por trás dos estudos atualizados pelo Ministério dos Transportes e Infra S/A? Telma Monteiro, para o Correio da Cidadania O que seria um projeto tecnicamente adequado, economicamente viável e ambientalmente equilibrado para o MT e a Infra S.A.? Certamente essa “metodologia” não está tratando disso na atualização dos estudos da Ferrogrão em que minimizam as chamadas subjetividades e maximizam os fatores só importantes para o projeto econômico. Introdução para atualizar nossa memória sobre o projeto Ferrogrão O projeto da Ferrogrão envolve a construção de uma ferrovia com aproximadamente 933 km para ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), para escoar, segundo a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), até 52 milhões de toneladas de commodities agrícolas por ano. O traçado previsto no projeto é paralelo à BR-163 em que parte está dentro do Parque Nacional do Jamanxim, que é UC Federal. Além disso, o Tribunal de Contas da União (T...
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