Ferrogrão: o que tem por trás dos estudos atualizados pelo Ministério dos Transportes e Infra S/A? Telma Monteiro, para o Correio da Cidadania O que seria um projeto tecnicamente adequado, economicamente viável e ambientalmente equilibrado para o MT e a Infra S.A.? Certamente essa “metodologia” não está tratando disso na atualização dos estudos da Ferrogrão em que minimizam as chamadas subjetividades e maximizam os fatores só importantes para o projeto econômico. Introdução para atualizar nossa memória sobre o projeto Ferrogrão O projeto da Ferrogrão envolve a construção de uma ferrovia com aproximadamente 933 km para ligar Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), para escoar, segundo a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), até 52 milhões de toneladas de commodities agrícolas por ano. O traçado previsto no projeto é paralelo à BR-163 em que parte está dentro do Parque Nacional do Jamanxim, que é UC Federal. Além disso, o Tribunal de Contas da União (T...
Energia elétrica, ambiental e socialmente limpa
MONOCULTURA DA ELETRICIDADE
ResponderExcluirO governo já licitou 4 hidroelétricas e planeja outras tantas num país cuja atividade industrial é declinante. Estas requerem uma rede extensa de transmissão mais cara para o transporte de grandes blocos de potência a distâncias para as quais não existe tecnologia disponível em todo o mundo. Um sistema que permanecerá ocioso no período seco.
Podem ser deixadas na reserva para quando os países que utilizam combustíveis fósseis não conseguirem mais produzir insumos básicos. Nesta ocasião estocarão lingotes sólidos (Al e Fe) em lugar de energia potencial em reservatórios líquidos de água. Ou, como usinas de fio d´água complementadas por termoelétricas a gás para uso local em geração distribuída.
No momento a fonte de energia de que o país mais necessita é de combustível, petróleo e gás, para acionar máquinas do agro-negócio e mineração